sexta-feira, 5 de junho de 2009

Você é idólatra?

A revista da Escola Dominical deste mês me chamou muito atenção, especialmente quanto a uma de suas lições que tem como o título “Coisas Sacrificadas aos Ídolos”. A lição em apreço vai tratar, dentre outros assuntos, sobre a idolatria. E foi este tema em espec[ifico, e mais precisamente o último tópico da lição que mais me despertou interesse. De fato, as considerações neste estudo quanto a idolatria nos faz refletir sobre nossas práticas cristãs.
Se, porventura, perguntarmos a algum cristão de nossas igrejas se ele cometeu ou comete o pecado de idolatria, certamente sua resposta será enfática: “claro que não!”.
A precisão e segurança na resposta de muitos cristãos encontram-se respaldada em uma concepção limitada de idolatria. Com efeito, para estes cristãos para se tornar idólatra é imprescindível realizarmos coisas como ajoelharmos para um totem, uma imagem ou uma estatueta qualquer, ou ainda se apegar a amuletos ou outras crendices que nos remontam a povos antigos ou rituais indígenas.
Entretanto, ao concebermos idolatria como algo que colocamos no lugar Deus, quer seja em parte ou integralmente, abrimos um leque de condutas a serem diagnosticadas como idólatras.
O último tópico da lição acima mencionada trata deste aspecto ao abordar “A idolatria do coração”. Respaldado em versículos como Ex, 20:3 e Ez, 14, 2-7, a lição é enfática em dizer que Deus conhece o coração do homem e sabe da sua propensão à idolatria que não necessariamente origina-se externamente, mas também no interior do coração. Trata-se de algo sorrateiro, mas muito bem presente na vida até mesmo do cristão.
De fato, existem muitos fatores que ocupam sempre o primeiro lugar no coração de alguns homens e, portanto encontra-se entronizado em sua vida. Entre estes fatores temos: a) Dinheiro; b) Sucesso; c) Poder; d) Trabalho e e) Prazer. Trata-se do mesmo pecado severamente repugnado no Velho Testamento, mas hoje com roupagem nova. Muitos não se consideram idólatras, pois jamais passou em seu pensamento construir um bezerro de ouro para adorá-lo, mas existem áreas em sua vida ocupada por qualquer outra coisa que não seja o grande “Eu Sou”. Aí, portanto sigamos a orientação do Apostolo Paulo: “Portanto, meus amados, fugi da idolatria” (1CO, 10.14), mas também, em virtude da natureza sorrateira desta idolatria “contemporânea”, cumpramos a orientação de ap[ostolo comungada com o pedido do salmista: “Examina-me, SENHOR, e prova-me; esquadrinha os meus rins e o meu coração” (Sl, 26, 2).

6 comentários:

  1. é fácil construirmos uma torre (idolatria) ao invés de altar (adoração somente a Deus),diante da facilidade da idolatria entrar nas nossas vidas, podemos pedir e deixar que Ele(O GRANDE EU SOU) esquadrinhe nossas vidas, só assim, virá a luz tudo que está fora do lugar.

    ResponderExcluir
  2. Ola Deividh!

    Ola irmãos!


    Queria convidar você para conhecer o meu blog, o Genizah que horas é pirado e engraçado, horas é exaltado e sério, mas é super do bem e tem como regra levar o Evangelho da Liberdade Verdadeira e a Santa Subversão de Jesus ao mundo egocêntrico e perdidão nos seus valores! E, ainda dando tempo, aproveito para tirar uma onda com este pessoal que anda explorando a fé das pessoas e ainda dizendo que são cristãos... Ops!

    Por minha vez, já me tornei seu seguidor.

    Abraços em Cristo e Paz!

    Danilo


    http://genizah-virtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá! Gostei muito do seu blog e estou seguindo (: visite os meus blogs, também cristãos :D maravilhosas as mensagens, vou acompanhar (: abraços.

    ResponderExcluir
  4. Toma o teu trono na minha vida Senhor e me esconda na tua presença...

    A presença de Deus nos protege das idolatrias... Fama, dinheiro e aplausos não nos compram quando estamos na presença do Pai...

    Deividh comenta no meu blog tá?

    ResponderExcluir
  5. Assim como sou seguidora dos blogs da Cleo, sua esposa, tbém me tornei do seu. As mensagens são edificantes. Que o Senhor continue lhes abençoando para abençoardes outras vidas. Um abraço em Cristo.

    ResponderExcluir
  6. Seu blog é uma bênção, li algumas coisas, e dou graças pela Graça derramada sobre si, que a cada dia continue a ser esta bênção.Aquilo que escreve seja como pão para o faminto, e água para o cansado.E que cada irmão ao ler suas mensagens seja edificado, exortado no amor derramado no seu coração, a sua alegria, paz e graça, cresçam de maneira a transbordar seu cálice, e atingir os corações.Aproveito a fazer-lhe um convite: Gostaria que fizesse parte dos meus amigos virtuais em meu blog A Verdade Que Liberta. Deixo as minhas cordiais saudações em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir